Notícias

Shavuot em Ipanema

12/06/2017

O Shabat da última sexta-feira teve um sabor especial para turma do Maternal II. As crianças receberam familiares para comemorar Shavuot com muita alegria e mostrar seu conhecimento através de produções artísticas, dança, poesia, músicas e histórias. Fechando a tarde, saboreamos juntos um lanche com itens derivados de leite e trigo, incluindo apetitosos biscoitos modelados no início da festa! Chag Sameach!

Ver no Facebook

Matemática divertida

12/06/2017

A turma do 4º ano usou seus conhecimentos matemáticos para criar diferentes sólidos geométricos. As estruturas foram surgindo… Os alunos se divertiram nomeando os sólidos que já conheciam e inventando nomes para estruturas bem diferentes que criaram. A brincadeira continuou e eles puderam contar vértices, faces e arestas de cada sólido. As comparações foram inevitáveis! Juntos, buscaram semelhanças, diferenças e as características de cada sólido. Aprender Matemática assim é muito bom!

Ver no Facebook

Iom Ierushalayim

29/05/2017

Esta semana, comemoramos Iom Ierushalayim, que marca a reunificação de Jerusalem em 1967. No Kabalat Shabat de hoje, os alunos refletiram sobre a importância da cidade para judeus, cristãos e muçulmanos. Divididos em grupos, eles prepararam materiais que tratavam da localização, locais significativos e população de Jerusalém e, depois discutiram, coletivamente, as diversas respostas.

Ver no Facebook

Shavuot no Maternal II de Laranjeiras

29/05/2017

Os alunos do Maternal II da Educação Infantil de Laranjeiras receberam suas famílias para compartilhar um pouquinho do projeto que envolveu Shavuot. Mostraram seu conhecimento através de diferentes expressões, nas diversas áreas do conhecimento, que incluíram temas como meio ambiente, vida saudável e convivência. Encerramos a celebração com as boas vibrações de nosso shabat. Shabat Shalom! Chag Sameach!

Ver no Facebook

Palestra ‘Games e Aprendizagem’

29/05/2017

O Eliezer Max recebeu, neste sábado, o palestrante Marcos de Lima, Coordenador do NuGAME — Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino — que apresentou a palestra ‘Games e aprendizagem – pensando diálogos’. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (seção RJ) com apoio do Eliezer Max, expôs a proposta do Núcleo, de levar jogos eletrônicos para o processo de aprendizagem. O NuGame tem como objetivo desconstruir o discurso que afasta os games das escolas e criar pontes entre essas modernas ferramentas e o ensino da Geografia. Conheça mais detalhes do NuGAME: http://gg.gg/nugame

Ver no Facebook

Alunos constroem estação meteorológica

29/05/2017

No Laboratório Maker, os alunos do 6° e do 7° ano estão avançando na construção de uma estação meteorológica, em um projeto integrado das disciplinas de Tecnologias Criativas e Ciências da Natureza. A estação, quando pronta, medirá a velocidade e a direção do vento, a temperatura e a umidade do ar; a ideia é levá-la na viagem do 6° ano à Região dos Lagos, para que sejam feitas medições em campo. A construção da estação está sendo feita com uma mistura de materiais corriqueiros – madeira (a base), alumínio (a seta que mede a direção do vento) e plástico (o anemômetro que mede a velocidade do vento, feito com duas metades de bolinhas de Pokemón), e a parte eletrônica, que são o sensor de temperatura, sensor de umidade e o arduíno. Arduíno é uma pequena placa lógica cuja função é captar os valores dos sensores e transmitir para os celulares dos alunos, através do Bluetooth, para que a leitura dos dados possa ser feita na tela. O projeto não para por aí, pois a partir da leitura dos dados abrem-se muitas outras possibilidades. Os professores de Programação, por exemplo, estão buscando maneiras de utilizar as medições da estação na criação de um jogo de previsão do tempo a partir das variáveis coletadas, intitulado “Será que vai chover?”. São os inventores do Eliezer Max em ação!

Ver no Facebook

Painel na escola debate a reforma do Ensino Médio

29/05/2017

Na última terça-feira, um painel sobre a reforma do Ensino Médio trouxe alunos, pais, educadores e gestores do Eliezer Max e de outras escolas para o Cinemax, em uma sessão concorrida e bastante informativa. Os professores Arnaldo Niskier e Carlos Artexes Simões, com mediação da professora Thelma Polon, nossa diretora pedagógica, buscaram esclarecer vários pontos da reforma, seu impacto sobre o currículo escolar e sobre o processo de seleção para as universidades. Um dos pontos destacados foi a flexibilização do currículo, que, segundo os especialistas, já estava contemplada na Lei das Diretrizes Básicas dos anos 90, embora não tenha sido adotada à época pela maioria das escolas. A proposta dos “itinerários de formação”, segundo eles, busca contemplar o dilema da diversidade de realidades em que está inserido o Ensino Médio no Brasil, onde boa parte dos alunos sai da escola diretamente para o mercado de trabalho. Outro tema de grande interesse da plateia foram os desdobramentos da reforma com relação ao ENEM – forma de avaliação que, segundo os painelistas, não deve desaparecer, mas deverá se adequar. Segundo eles, é provável que sejam fortalecidas as cobranças nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, e tornadas menos relevantes as avaliações em outros campos do conhecimento. O encontro promovido pelo Eliezer Max foi o ponto de partida para uma reflexão mais estendida sobre que transformações a escola poderá fazer em seu currículo a partir das mudanças propostas, tema esse que será central na busca permanente e continuada pela oferta de um ensino cada vez melhor.

Ver no Facebook

Festa da Torá do 3º ano

29/05/2017

Os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I e suas famílias participaram hoje da Festa da Torá. Como é tradição na escola, os alunos recebem a Bíblia Hebraica de suas famílias, em um momento que envolve estudo conjunto e celebração, simbolizando a passagem das tradições judaicas de geração em geração. Esse é um momento muito significativo da educação judaica do Eliezer Max, pois marca o início do uso do Tanach como fonte de conhecimento. O tema “Tradição”, eixo estruturante do estudo de Cultura Judaica nessa série, esteve presente em diversos trabalhos interdisciplinares: no conto judaico, recontado em um vídeo narrado e ilustrado pelos alunos e produzido na aula de TCI; em um poema declamado em inglês; e em várias canções apresentadas em hebraico, além do trabalho feito em sala sobre o nome de cada um e o registro, através das artes plásticas, do que os alunos imaginam que a Torá contém. Após a entrega das Bíblias, famílias e alunos refletiram juntos sobre um poema estudado na aula de Tanach. Ao final, como não podia deixar de ser, tudo terminou em um alegre lanche. Veja os vídeos exibidos durante a celebração: Atividades que antecederam a festividade: https://youtu.be/pgToo9_7nH8 “A Melhor Bagagem”: https://youtu.be/AmFDylGFW8I

Ver no Facebook

Aula de Balé em Laranjeiras

29/05/2017

As aulas de balé no Eliezer Max de Laranjeiras fazem parte das atividades opcionais da tarde da Educação Infantil e são oferecidas por nosso parceiro Balé da Vila, uma “Escola de Dança Sem Muros”. Com metodologia própria, o Balé da Vila inclui conteúdos gerais, sobre a linguagem da dança, e específicos, sobre a linguagem do balé. Uma vez por mês, uma aula especial oferece uma atividade não-convencional, e, ao final do ano, alunos e professores se envolvem nas várias etapas de preparação para uma apresentação. A metodologia do Balé da Vila, segundo a sua diretora Manu Berardo, está “centrada no pensamento de que a dança na infância, sobretudo no contexto escolar, tem o papel de trazer a criança para a experiência do corpo presente tanto do ponto de vista temporal, quanto da presença em si mesmo. A dança que se faz na infância, de acordo com o nosso ponto de vista, é para a infância e o que se constrói nela, e não um treinamento para um futuro de movimentos perfeitos.” A proposta da escola é que a dança contribua no processo de crescimento e descoberta da criança no que diz respeito ao seu corpo e suas possibilidades no espaço, no contexto de um coletivo. Essa descoberta tem sido muito prazerosa, a julgar pelas fotos que vocês podem conferir no álbum abaixo.

Ver no Facebook

Roda de Conversa em Ipanema

29/05/2017

No dia 26 de abril, na Unidade de Ipanema, realizamos a primeira roda de conversa do ano do Projeto PARA CRESCER JUNTO, com o tema “Educar para o pensamento crítico e para a autonomia intelectual desde cedo”. Para aquecer a conversa, iniciamos a noite com uma apresentação visual da história “Nicolau tinha uma ideia” – sobre um menino que ensina sua comunidade que é importante pensar a diversidade de ideias – e com uma divertida leitura dramatizada da história “Bom dia, todas as cores” – sobre um camaleão que muda de cor a toda hora para agradar as pessoas à sua volta. O grupo de atores ‘Cadê a Agulha?’ encantou, divertiu e deu o tom descontraído ao debate que se seguiu. Em seguida Thelma Polon falou sobre os princípios básicos que sustentam o Projeto Político Pedagógico Eliezer Max. Telma Coslovsky, Flavia Nahon e Marcia Stein, da equipe de coordenação, trouxeram alguns exemplos de atividades e projetos que desenvolvemos no Infantil com o objetivo de trabalhar junto às crianças a autonomia e o senso crítico. E reservamos, claro, um bom espaço para a troca de experiências e o diálogo, que fluiu intensamente, com a participação de todos os presentes.

Ver no Facebook