Notícias

Aula de HQ no 7° ano

11/07/2017

Se você pudesse traduzir aquele filme de que gosta muito para a linguagem das histórias em quadrinhos, como ele seria? Dando continuidade ao projeto “7° ano reinventa o cinema de Tim Burton”, os alunos, em suas aulas de Redação, puderam conhecer e aprender as etapas que envolvem a criação de uma história em quadrinho. Juntamente com a professora Elis Costa, os alunos participaram de uma aula com o professor Luiz Rafael Silva, mestre em zoologia pela UFRJ, doutorando em zoologia pela UFRJ e ilustrador profissional. Na aula, os alunos exploraram técnicas e habilidades desenvolvidas na construção de roteiro, ilustração e coloração – abrindo mais uma possibilidade de linguagem criativa através da qual podem explorar e apresentar o seu conhecimento.

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7° ano inicia a construção de um portfolio digital

11/07/2017

Nossos alunos do Ensino Fundamental II lidam com a tecnologia de forma cotidiana e integrada às diversas disciplinas. O letramento digital ocorre no bojo dos projetos curriculares, como nessa atividade em que o 7° ano aprendeu sobre arquitetura da informação, de modo a poder construir o site com o portfolio das produções de Língua Portuguesa e Redação. Na aula, conduzida pela professora Elis Costa e pela Coordenadora de Tecnologia e Comunicação Mariana Ochs, os alunos observaram diversos sites e exploraram temas como organização do conteúdo, hierarquia da informação e experiência do usuário antes de partir para a etapa de planejamento do portfolio da turma.

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Atividade do 6º ano: a distância das coisas

11/07/2017

O 6º ano realizou uma atividade sobre o livro “A distância das coisas”, de Flavio Carneiro, com a professora de português Evelin Azambuja e a psicóloga do setor Michelle Gorin. Os objetivos foram, além de estimular a leitura e trabalhar os conteúdos da série, aproveitar o livro para reflexões próprias, estimulando novas competências socio-afetivas. Após a leitura, os alunos montaram 3 personagens do livro. Foi proposto destacar o que os personagens sentiram e em seguida relacionar com experiências próprias despertadas pelo livro e pela dinâmica. As tentativas de nomeação de sentimentos e a experiência de se colocar no lugar dos personagens foi muito interessante.

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Caça ao tesouro!

11/07/2017

Introduzindo o conteúdo de Geografia sobre percursos, representações e mapas o 1º ano envolveu-se numa grande ‘caça ao tesouro’ proposto pelas professoras de turma junto com a professora de Educação Física. Ao longo da brincadeira puderam observar diferentes percursos pela escola, além de trabalhar a Língua na leitura das pistas, todas rimadas! As pistas ajudaram as crianças a chegar à sala de aula onde se encontrava o grande tesouro: o livro ‘Abrigo’, da portuguesa Ana Bela Dias, que traz uma temática que está sendo discutida em turma no projeto ‘Crianças como nós’.

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Geografia com frutas regionais

11/07/2017

Shavuot é a festa que comemora também a colheita, os frutos da terra. Pensando nisso, nada como inaugurar o tema de Geografia sobre regiões brasileiras com uma degustação de sabores regionais locais. Os alunos do 5º ano conheceram, provaram e pesquisaram sobre delícias conhecidas e desconhecidas aos paladares, como umbu, graviola, kiwi, morango, banana, acerola, tamarindo, abacaxi, manga e outras. Cada grupo responsabilizou-se por pesquisar na internet a região onde determinada fruta era encontrada aqui no Brasil, classificando-a e localizando no mapa. Descobriram também, que nem todas as frutas analisadas são originárias daqui, e a máxima “em se plantando tudo dá” fez mais sentido a partir desse dia. Alguns trechos dos registros dos alunos: “Primeiramente, nossa proposta era descobrir a região de cada fruta da mesa central. Consegui descobrir de onde vem o cupuaçu e o abacate. Depois, que organizamos as frutas nas suas devidas regiões, era hora da degustação. Minha fruta favorita foi a fruta do conde.” (Helena S.) “Quando todas as frutas estavam nas mesas, a Gi começou a falar sobre elas. No fim, a gente pôde se deliciar comendo as frutas. Algumas eu já conhecia, outras não; algumas eram boas e outras, péssimas.” (Davi Niskier) “Para mim foi muito gostoso, pois consegui experimentar frutas novas e pude aprender de quais regiões cada fruta veio e saber a temperatura que ela precisa para crescer. Também achei legal a gente sair pelo mundo afora, pela internet, para descobrir em que região fica cada fruta. ” (Helena A.) “Eu amei esta atividade porque conheci frutas novas como o umbu, o tamarindo, o cupuaçu e a pinha.” (Angela) “Observei a mesa e me chamou a atenção uma fruta muito pequenina e interessante: o umbu. Fui logo pesquisar no computador, e descobri que o umbu vem da Bahia, no Nordeste. Rapidamente, coloquei o umbu sobre a mesa con a etiqueta “nordeste”. Consegui observar a diversidade de cores e texturas nas lindas frutas pertencentes a cada região.” (Maria)

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Sacolés do 4º ano: Ciências Naturais e Matemática para Shavuot

12/06/2017

O que Shavuot tem a ver com Ciências Naturais? E com Matemática? TUDO!!! E foi nesse clima, aprofundando os conhecimentos sobre Alimentação, que os alunos do 4º ano fizeram uma lista de compras e dirigiram-se ao Hortifruti, em frente à escola. Lá, com a professora e a nutricionista, puderam observar e pensar ainda mais sobre o tema, escolher as frutas desejadas, observar a pesagem, fazer cálculos e trazer tudo o que queriam e que “o bolso podia comprar”! No dia de Shavuot, comemoraram a festa colocando a mão na massa: lavaram, cortaram as frutas e fizeram uma grande salada e também sacolés. Uma delícia! Quem provou, adorou!

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Piquenique de confraternização da Educação Infantil

12/06/2017

No último domingo, dia 04, o nosso tradicional piquenique em comemoração ao Dia do Meio Ambiente reuniu famílias e equipes da Educação Infantil de Laranjeiras e Ipanema para uma manhã de confraternização e integração entre as duas unidades. A manhã ensolarada e o lindo ambiente natural do Parque Guinle emolduraram as brincadeiras e muitas atividades ao ar livre para todas as faixas etárias, incluindo oficinas de Artes e Corpo, recreação com Os Fabulosos, leituras com o grupo “Cadê a agulha?” e plantio de mudas. Um piquenique farto e saudável, feito com contribuições das famílias, coroou as atividades desse que já é um dia muito aguardado por todos. No ano que vem tem mais!

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Funcionários do Eliezer Max em ação solidária

12/06/2017

Aproveitando o feriado de Shavuot, a Direção e o RH do Eliezer Max organizaram uma campanha de doação de sangue entre os funcionários da escola, em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia, nosso vizinho. Durante a ação solidária 25 funcionários de diversos setores administrativos da escola doaram sangue, contribuindo para salvar vidas e cumprindo com um dos princípios básicos do judaísmo, de amar e ajudar ao próximo. O Eliezer Max agradece a todos os que participaram dessa importante ação.

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Shavuot na Unidade Ipanema

12/06/2017

Shavuot trouxe para a unidade de Ipanema um dia especial, com atividades de artes, culinária, dança, jardinagem, contação e produção de histórias inspiradas em temas relacionadas ao Chag. As crianças ampliaram seu conhecimento de maneira significativa e prazerosa. Terminamos o dia com um belo kidush, quando pudemos compartilhar com as famílias mais um importante momento de calor e afeto, reafirmando nossos valores através da tradição judaica.

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Shavuot em Laranjeiras

12/06/2017

Como já é tradição no Eliezer Max, no segundo dia de Shavuot alunos e professores foram convidados a comparecer à escola para um dia especial de atividades culturais e pedagógicas voltadas para as várias dimensões e significados do chag. Em Laranjeiras, o dia teve início com um kidush para toda a escola, com a presença das famílias. Lembrando que na Torá o chag recebe três nomes – Chag haShavuot, ou festa das semanas, Chag haKatzir, ou festa da ceifa, e Chag haBicurim, ou festa das primícias, a dimensão da celebração da terra e sua produção agrícola foi lembrada em oficinas culinárias em torno ao trigo (oficinas de chalá) e frutas (degustação de frutas regionais, oficinas de sacolés e vitaminas de frutas). Na Educação Infantil, além das oficinas culinárias, os alunos trabalharam a diversidade de sementes e o plantio com a equipe da Ecobé. Na dimensão rabínica, Shavuot é também a festa da entrega da Torá, ou Chag Matan Torá. Nessa perspectiva, é considerada uma festa para celebrar o conhecimento judaico em todas as suas formas, incluindo a transmissão de valores e conhecimentos de geração a geração. A partir do tema dos refugiados presente no início da Meguilat Ruth, os alunos tiveram uma conversa sobre o assunto com Daisy Harari, ela própria refugiada judia do Egito, de onde saiu aos 10 anos de idade, em 1957. O rabino Sergio Margulies conduziu uma conversa com alunos do Ensino Médio sobre a relevância da Torá na realidade deles. Ao longo do dia, diversas oficinas, como dança israeli, arte, música e mídias digitais, trouxeram esse rico conteúdo para as linguagens criativas, completando o dia de tradições, cultura, celebração e estudo. A Unidade Infantil de Ipanema também teve um dia especial e em breve postaremos mais notícias.

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