Primeiros passos rumo a uma escola sustentável

7 de março de 2018

Agir localmente para impactar globalmente. Com essa premissa em mente, iniciamos o processo para tornar o Eliezer Max uma escola Lixo Zero. A iniciativa de tornar a escola sustentável foi sugestão de um grupo de pais, que convocou a consultoria Bota pra Girar para desenvolver o Projeto Lixo Zero na escola, e teve início em 2017 com o Projeto de Sustentabilidade do Fundamental II e Ensino Médio, em que os alunos receberam o desafio de propor ideias exequíveis que estimulem o desenvolvimento sustentável e tenham impacto positivo no entorno.

A primeira etapa da parceria foi o inventário, a gravimetria e o diagnóstico da situação atual com relação à geração de lixo no dia a dia. Não sabe o que é gravimetria? Veja o vídeo sobre como foi esse processo na escola e qual foi o resultado:

Vídeo Gravimetria Eliezer Max

A segunda etapa, que acabou de ficar pronta, foi a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da escola, feita pela Bota pra Girar, que tem como principal objetivo minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e a disposição final do lixo, em conformidade com a legislação vigente.

As primeiras ações para minimizar a geração de resíduos já foram realizadas: a proibição de canudos plásticos e a troca dos copos e potinhos plásticos descartáveis por copos e vasilhas reutilizáveis. Os copos, produzidos pela empresa Meu Copo Eco, foram uma parceria da escola com a Gastroservice, fornecedora de alimentação da escola.

Os canudos parecem inofensivos, mas são um dos principais itens plásticos encontrados no oceanos. Atualmente, cresce a campanha mundial para a proibição dos canudos ou a troca dos modelos de plástico por outros de papel, vidro ou metal. Até a Família Real Britânica já aderiu!

IMG_3284 IMG_3292 IMG_3305

As novidades chamaram a atenção do programa Domingo Espetacular, da TV Record, que veio conhecer nossa escola e saber como está sendo a experiência de não ter mais canudinhos e copos descartáveis.

Veja a matéria na íntegra (nossa participação está a partir dos 11 minutos, aproximadamente):

Domingo Espetacular – TV Record

Os primeiros passos já foram dados, mas ainda há muito a ser feito. E toda a comunidade escolar pode (e deve) participar dessa causa. Se você tem alguma sugestão sustentável, escreve pra gente: comunicacao@eliezermax.com.br

Até a próxima!