Novo Makerspace em atividade

1 de março de 2018

A educação contemporânea busca, cada vez mais, formas de ensinar e aprender que permitam que o aluno tenha mais protagonismo, voz e impacto sobre o seu entorno. E a educação maker, ou mão na massa, chega com força total nesse novo cenário, trazendo espaços e propostas curriculares que desenvolvem as competências e habilidades necessárias ao empreendedorismo e à inovação.  

O currículo do makerspace desenvolve as competências sócio-emocionais de empatia, colaboração e autonomia. Além disso, as atividades no espaço trabalham também o letramento tecnológico, a resolução criativa de problemas e a gestão de projetos, em projetos que dialogam com várias disciplinas e mobilizam alunos com perfis e interesses diversos.

Para que os educadores pudessem experimentar, na prática, essa forma de relacionamento com o conhecimento e as possibilidades do espaço, a primeira atividade realizada no novo makerspace do Eliezer Max foi uma oficina de formação em Cultura de Inovação, ministrada pela empresa Nave à Vela, parceira da escola e especialista em cultura maker, e por nossa professora Esther Ângelo. Após uma palestra de sensibilização, a oficina seguiu com um desafio maker, atividade que engajou e encantou professores dos vários segmentos.  

O makerspace entrou em funcionamento regular no último dia 1 de março, com uma aula em que o 5° ano fabricou lupas especiais para desvendar mensagens secretas. O espaço ficará aberto de segunda a quinta, com aulas curriculares do 4° ao 7° ano, aula extra para alunos do Fund 2 ao Médio às 4as feiras à tarde, e sob demanda para qualquer professor ou aluno da escola que queira desenvolver um projeto.

Veja o álbum de fotos no Facebook.