Bnei Maavar

Ensino Fundamental II

O projeto coloca os alunos do 7º ano em contato com diferentes ritos de maioridade religiosa no judaísmo e em outras culturas.

Buscando dar espaço para diferentes formas de pensar e praticar o judaísmo, o Eliezer Max criou o projeto Bnei Maavar (Filhos da Passagem). Enquanto que a maioridade religiosa é celebrada pelas famílias em ritos de Bar e Bat-Mitzvah, o Bnei Maavar tem como objetivo colocar os alunos do 7° ano em contato com os significados e as formas dos rituais de passagem nas diversas correntes judaicas, e também em outras religiões e culturas.

Ao longo do ano letivo, os alunos têm encontros semanais alternados entre palestras, visitas e oficinas (chuguim). Nas palestras e visitas, eles conhecem membros e instituições da comunidade judaica e de outras comunidades e tradições religiosas, como alunos de uma escola católica, uma mesquita, um templo budista, entre outros, para aprender sobre seus ritos. Nas oficinas, que podem ser de artes, antropologia ou música, eles refletem sobre o que foi apresentado na semana anterior. Assim, no conhecimento do Outro, desenvolvem-se os entendimentos sobre responsabilidade social e os sentidos da maioridade na tradição judaica

Uma cerimônia festiva no final do ano, com a participação das famílias, apresenta o percurso do aprendizado e encerra o projeto.

Veja mais no site do projeto