Vivência de Shavuot no Eliezer Max

20 de junho de 2016

“No terceiro mês de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, neste dia chegaram ao deserto do Sinai. E partiram de Refidim e foram ao deserto do Sinai, e acamparam no deserto, e acampou Israel ali em frente ao monte.” – Livro de Êxodo, Parashá Ytró, 19.

A palavra Shavuot, em hebraico, significa “semanas”. A festa de Shavuot tem esse nome porque marca as sete semanas entre a saída dos judeus do Egito – celebrada em Pessach – e a entrega da Torah no Monte Sinai. O chag também é conhecido como Chag HaBikurim (primícias), Chag HaKatzir (colheita) e Chag Matan Torá (entrega da torá). Na epígrafe acima, a palavra “acampou”, no singular, demonstra que as pessoas e as tribos de Israel estavam em paz e unidas – e desta forma, em união, estavam preparados para receber a Torah. Este trecho da Torah nos inspira a estarmos juntos, a celebrarmos e aprendermos juntos.

Foi nesse espírito que a escola propôs pelo segundo ano consecutivo uma vivência especial em Shavuot. As aulas normais foram substituídas por atividades que fazem alusão aos temas e ao espírito do chag, e também a algumas mitzvot que marcam a festa, como ouvir os dez mandamentos, consumir alimentos à base de leite e estudar a Torah.

O dia teve início com um kidush para todos os alunos e professores, aberto à participação dos pais. Em seguida, alunos e funcionários participaram de atividades como palestras, oficinas de culinária e de artes, trabalhos de corpo e movimento, plantação de sementes e diversas outras, todas voltadas à celebração e a compreensão do sentido da festividade.

Quer ver mais fotos? https://goo.gl/photos/wvP8aaJkqJoVYaBe8

Ver no Facebook