Dia Mundial da Segurança na Internet

6 de fevereiro de 2018

Hoje é o Dia Mundial da Segurança na Internet, uma iniciativa anual com objetivo de promover a conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das tecnologias da informação e comunicação.  

Vivemos na Era da Informação, na qual o aprendizado, o trabalho e a comunicação acontecem em rede, fazendo uso cada vez mais intenso do ambiente digital. Acreditamos ser dever da escola orientar o aluno na aquisição das habilidades e competências necessárias para que navegue esse ambiente de modo ético, adequado e seguro, estando apto a utilizá-lo em benefício da sua vida pessoal, acadêmica e profissional e, sobretudo, para impactar positivamente sua comunidade. A isso chamamos de Educação para a Cultura Digital.

A escola adota o Google for Education e os Chromebooks como ambiente de trabalho e comunicação, com contas Google para todos os membros da equipe e alunos a partir do 1° ano do Ensino Fundamental I. A entrada dos jovens no ambiente digital, no entanto, requer alguns cuidados. Entenda como o Eliezer Max cuida da segurança de seus alunos nesse ambiente.

CONTAS GOOGLE

  • Os alunos do 1° ao 3° ano do EFI usam o ambiente Google em atividades mediadas na escola, de início com login feito pelo professor, e, a partir do 3° ano, fazendo seu próprio login. Para essas séries, a ferramenta GMail ainda está desativada.
  • A partir do 4° ano do Ensino Fundamental I, quando começam a utilizar o email escolar, os alunos podem acessar sozinhos a sua conta Google pelo navegador Chrome.

NAVEGAÇÃO SEGURA

A conquista da autonomia quanto ao uso das ferramentas digitais é um passo importante, mas sabemos que algumas precauções devem ser tomadas, sobretudo quanto ao conteúdo exibido na internet.

  • Todas as contas do Eliezer Max (@eliezermax.com.br), por definição, estão com o SafeSearch ou Busca Segura ativados de modo a impedir que sites ou imagens ​inadequadas apareçam nos resultados da Pesquisa Google. O mesmo ocorre para o conteúdo exibido n​o YouTube. Uma vez que o aluno fizer o login com a sua conta escolar, sites e vídeos com conteúdo adulto ou violento são automaticamente bloqueados pelos filtros de busca.​
  • A rede wifi acessada pelos alunos nos Chromebooks e em seus celulares também possui filtros de segurança, bloqueando conteúdo impróprio.
  • A escola aplica filtros também ao conteúdo dos emails, fazendo com que emails com termos bloqueados sejam postos em quarentena para avaliação da coordenação.


NAVEGANDO EM CASA

Em casa, é possível que o aluno acesse a internet com um navegador associado a outro usuário, no computador ou no celular dos pais​. Recomendamos as seguinte precauções:

  • o uso preferencial do navegador Chrome, pois é fácil configurar o navegador para evitar que algum conteúdo explícito ou violento apa​reça nos resultados de busca. O SafeSearch ou Busca Segura do Chrome pode ser ativado seguindo os passos nesta página ​e funciona no computador, nos celulares Android, no iPhone e no iPad.
  • Além disso, os sistemas operacionais dos computadores também possuem os chamados “controles parentais”, que permitem bloquear certos sites ou aplicativos e limitar o tempo de navegação. No Mac, tais controles podem ser gerenciados segundo o passo a passo descrito nesta página. No Windows, o passo-a-passo para criar uma configuração de família pode ser visto aqui.


CIDADANIA DIGITAL

Conteúdos sobre segurança, privacidade e relacionamentos na Internet fazem parte do nosso currículo de Cultura Digital no Ensino Fundamental I e também das atividades cotidianas do Fundamental 2.

CELULARES

Celulares só são permitidos no recreio ou no almoço, nunca nos intervalos entre as aulas. Em sala de aula devem permanecer guardados, a não ser em atividade pedagógica guiada pelo professor.

PARA SABER MAIS

Sugerimos que a família mantenha um diálogo constante com as crianças e jovens a respeito da segurança e relacionamentos ambiente digital, assim como faz com qualquer ambiente. Para que a família possa se informar, indicamos os seguintes recursos:

Apresentação sem título

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/safetycenter/families/start/

  • O guia Internet Segura Para seus Filhos preparado pela SafeNet e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil contém informações e conselhos sobre o uso das redes sociais e outros.

Untitled presentation