Quatro aplicativos que ajudam a estudar

16 de abril de 2019

Os benefícios podem ser valiosos quando uma ferramenta é bem utilizada. Hoje, todos carregamos no bolso uma máquina incrível chamada smartphone. Poderoso, conectado, móvel e intuitivo, o smartphone pode ser considerado o canivete suíço do século 21. Mas, quando usado em excesso ou fora de hora, pode prejudicar muito a vida dos estudantes. Como esta ferramenta onipresente pode “jogar a favor” da vida escolar? Neste post, indicamos cinco aplicativos que podem ajudar os alunos do Eliezer Max.

Luminosity – Android e iPhone (iOS)

Este programa de treinamento cerebral é gratuito e um grande sucesso no mundo todo – já é usado por mais de 90 milhões de pessoas. Ele consiste em jogos com desafios divertidos e interativos para ajudar a manter a mente ativa. O Luminosity estimula o usuário a realizar  exercícios diariamente para melhorar aspectos da memória, atenção, velocidade de raciocínio e resolução de problemas. O mais bacana é que cinco minutos diários são suficientes para que os efeitos positivos sejam sentidos.

AppProva – Android e iPhone (iOS)

O AppProva é indicado para quem está se preparando para o vestibular ou o Enem. O aplicativo disponibiliza cerca de 10 mil questões já aplicadas em processos seletivos anteriores, que podem ser resolvidas em simulados ou em jogos que permitem a identificação de deficiências no desempenho relacionadas ao conteúdo apresentado. A interface do app apresenta um design limpo e funcional, facilitando sua utilização. O AppProva traz uma seleção de simulados reais, utilizados pelos pelos principais vestibulares do Brasil, com correções de prova fundamentadas no padrão TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo usado no Enem. Desta maneira, o candidato consegue ter uma noção exata do seu desempenho, pode comparar com a nota de corte das respectivas universidades, avaliar melhor as suas chances e, principalmente, descobrir o que é preciso melhorar.

Brain Focus ProductivityAndroid e iPhone (iOS)

O Brain Focus Productivity combina minutos de trabalho com momentos de descanso, baseando-se no ciclo 52/17. Este método recomenda a concentração máxima por 52 minutos, seguida de um relaxamento de 17 minutos. Com a administração das sessões de estudo e de descanso, o aplicativo propõe atingir uma maior produtividade e a diminuição da frustração, tão comum entre os estudantes, principalmente nos períodos de estudo mais intenso.

G1 EnemAndroid e iPhone (iOS)

Este aplicativo funciona como um jogo de perguntas e respostas com o objetivo de testar o conhecimento do estudante em matemática, ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e códigos – as quatro áreas em que são divididas as provas do Enem. Se o estudante acerta uma questão, recebe uma mensagem de incentivo. Caso não consiga um bom desempenho, o aplicativo sugere vídeos com dicas sobre o assunto abordado. O jogador tem 25 segundos para responder cada pergunta. Quanto mais rápido for, mais pontos conseguirá obter. Os pontos somados ao término cada rodada do desafio vão determinar o posicionamento no ranking e a média do rendimento de cada um no jogo.

Estes aplicativos podem funcionar como um incentivo aos estudos. Porém, vale lembrar que o mais importante é tirar o melhor proveito possível do conhecimento dos professores em sala de aula. Não há máquina que substitua esta experiência.

 

Conheça a proposta pedagógica do Eliezer Max