Fórum de Orientação Profissional

6 de julho de 2023

Como parte do Programa de Orientação Profissional da escola, nos dias 3 e 4/07 aconteceu o Fórum de Orientação Profissional, para alunos do Ensino Médio. As mesas de profissionais foram temáticas e compostas por membros da comunidade escolar, dentre eles ex-alunos e familiares que gentilmente disponibilizaram seu tempo para conversarem com os nossos alunos sobre suas trajetórias profissionais e pessoais.

O objetivo do evento é criar uma oportunidade dos alunos estabelecerem contato com diversos campos de atuação e ampliarem os conhecimentos sobre essas áreas a partir das experiências desses profissionais.

Confira a programação do fórum:

ABERTURA: Thelma Polon, diretora pedagógica; Eduardo Sperandio, coordenador pedagógico do Ensino Médio; André Miranda, psicólogo do Ensino Médio

Mesa 1 – Tecnologia e Finanças – Engenharia, Economia e Business
Victor Dweck – Ex-aluno, pai de alunos, engenheiro atuante no Mercado Financeiro
Fernando Jarkzun – Engenheiro Civil, da Baggio e Carvalho Engenharia, responsável pela construção da nossa unidade de Ipanema
Amanda Dahis – Ex-aluna, empreendedora proprietária da Leve Brigaderia

Mesa 2 – Ciências Humanas e seus campos de atuação
Dominichi de Sá – mãe de aluno, historiadora chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz
Jana Tabak – ex-aluna, mãe de aluno, professora adjunta do Departamento de Relações Internacionais da UERJ
Lidia Spitz – ex-aluna, mãe de alunos, advogada com atuação em Direito Internacional e Arbitragem

Mesa 3 – Artes e Criatividade no mercado de trabalho
Alexandra Weiger – mãe de aluna, arquiteta e urbanista
Isabel Adler – ex-aluna, mãe de alunos, designer
André de Botton – pai de ex-alunos, publicitário

Mesa 4 – A área da saúde e seus diversos campos
Renata Leborato Guerra – mãe de alunos, médica e pesquisadora
Fernanda Goldenberg – psicóloga Clínica
Karen Sussman – ex-aluna, nutricionista clínica e esportiva

Mesa 5 – Empreendedorismo e sustentabilidade
Larissa Greven – diretora criativa da Oficina Muda – Moda Upcycling
Daniel Malaguti – pai de alunos, professor do Makerspace, professor de Design na PUC e supervisor da área de sustentabilidade
Simone Oigman Pszczol – mãe de aluna, bióloga marinha, diretora da BR Bio e Centro Brasil no Clima

Mesa 6 – Tecnologia aplicada e o mercado de inovações
Daniel Orlean – pai de alunos, presidente da Diretoria de Pais, fundador e co-CEO na Conta Voltz
Eduardo Pszczol – pai de aluna, profissional de Engenharia de Transmissão – planejamento e desenvolvimento de produtos de TI
André Moisés Nisenbaum – pai de ex-aluna, profissional de Tecnologias da Informação e Comunicação

Encerramento: Thelma Polon, Eduardo Sperandio e André Miranda

Saiba mais sobre o PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ELIEZER MAX:

Ao longo dos últimos anos, nossa escola vem investindo na construção de um currículo socioemocional para cada segmento, tal como previsto na nossa BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em reconhecimento à importância deste tema para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, pedagógicas, relacionais e afetivas de nossos jovens. Este movimento vem ganhando cada vez mais força entre nossa equipe, que se dedica à implementar atividades numa perspectiva interdisciplinar.

Diante de inúmeras matérias com conteúdos densos, o currículo socioemocional do Ensino Médio tornou-se um desafio ainda maior. Nesta última etapa da vida escolar formal, a preocupação com o projeto de vida, escolhas profissionais e ansiedades ligadas à finalização de um ciclo são os principais temas trabalhados junto a essa faixa etária.

Este tema é trabalhado desde o 9º ano, com um foco especial na turma de 2ª série, que participa de um programa de orientação profissional, em caráter optativo, com sete encontros guiados pelo psicólogo do setor: psicodinâmicas da escolha profissional, Fórum de Orientação Profissional, Informação Ocupacional e Planejamento de Carreira, Fechamento e Avaliação do Processo. O projeto acontece fora do horário regular das aulas, de forma a não concorrer com a grade acadêmica de atividades obrigatórias, com exceção do Fórum de Orientação Profissional.

Ao longo desse processo trabalharemos desafios da escolha profissional, compreensões diversas sobre áreas de atuação, perspectivas e projeções de carreiras e projetos de vida. As atividades serão desenvolvidas com debates, dinâmicas e vivências.