Formatura Turma de 2015

4 de fevereiro de 2016

No dia 17 de dezembro tivemos o prazer de celebrar mais uma formatura da 3ª série do Ensino Médio. A cerimônia contou com a presença dos paraninfos da turma, os professores Rodrigo Baumworcel e Allyne Feller, da diretora pedagógica Thelma Polon, da diretora administrativa Monique Bitter, da coordenadora do Ensino Médio, Maura Marzocchi, da psicóloga do setor Hilana Weisz e do presidente da Diretoria de Pais, Rubem Ferman, além das famílias, ex-alunos, professores, funcionários e amigos dos formandos.

Em uma cerimônia muito significativa, pontuada por discursos emocionantes e por toques pessoais como um bem-humorado vídeo feito por eles próprios, a turma de 2015 viveu a alegria da finalização deste importante ciclo – e confirmou, em suas próprias palavras, a importância e o valor das experiências que viveram na escola.

Em seu discurso, a aluna Ana Foguel dirigiu-se aos educadores, destacando o seu papel fundamental na formação dos jovens, no mais amplo sentido: “Vocês, professores do Eliezer, não estão aqui apenas para aprovar alunos no Enem ou para cumprir a grade de matérias obrigatórias. Vocês estão aqui para educar, para transferir uma das coisas mais essenciais que existem: conhecimento. Seja lá qual for esse conhecimento, ele não é e nunca será inútil, ele vai nos acompanhar pelo resto de nossas vidas. O que significa que uma parte de vocês sempre estará conosco, uma parte de mim sempre será vocês, uma parte de todas as minhas conquistas, de todas as nossas conquistas, será vocês. Obrigado por estarem com a gente por todos esses anos, obrigado pelas broncas, pelos risos, pelos conselhos, pelas lágrimas, pelo apoio, por acreditar e nunca desistir, e principalmente: obrigado pela amizade.”

Já a aluna Alexia Carpilovsky falou sobre o que torna o Eliezer Max tão especial: “A experiência de estudar no Eliezer é marcante porque aqui não aprendemos apenas as matérias básicas – aquelas que o vestibular exige; aprendemos valores. Aprendemos a humanizar o outro, a saber que nem tudo é o que parece e que as fontes e as ideias estão aí para serem questionadas. Aprendemos que a indiferença é um posicionamento perigoso e que inações podem ter consequências tão sérias quanto ações. Aprendemos a força do coletivo e a potência do individual e construímos, ao longo de toda nossa vida escolar, óculos de ler o mundo. Tais óculos nunca serão tirados de nós e são o verdadeiro legado que o tempo aqui nos deixa.”

Muitos desses formandos entraram para o Eliezer Max ainda bebês, retornando ano após ano, em um compromisso continuado de suas famílias com o trabalho feito pela escola; é um enorme motivo de satisfação poder celebrar os jovens adultos que se tornaram, na certeza de que contribuímos para a construção de seus valores e de sua identidade, capacitando-os para que sigam na sua formação profissional, e sobretudo para que possam atuar positivamente em nossa sociedade, para além do sucesso individual. Cada um dos formandos, com sua trajetória, suas conquistas e sua individualidade, nos enche de orgulho. Nos despedimos do convívio diário com os alunos, e damos boas-vindas aos novos membros da família Eliezer Max, jovens amigos cujos vôos acompanharemos com muita alegria.

Ver no Facebook