Escola de Pais foi um sucesso

23 de agosto de 2018

Escola é lugar de adulto? Sim!

Domingo é dia de escola?

Sim! De Escola de Pais!

A primeira atividade do Centro de Estudos e Desenvolvimento Eliezer Max aberta às famílias foi um sucesso! No último domingo, 19/08, aconteceu a primeira edição da nossa Escola de Pais, com a presença de aproximadamente 150 pais, responsáveis e familiares. Enquanto eles assistiam as palestras e participavam das rodas de conversa sobre temas relevantes para a educação, as crianças se divertiram nas atividades divididas por faixa etária. Foi um domingo de muita informação, conhecimento, debates, reflexões e encontros. Um evento que vai entrar para o nosso calendário anual.

O evento foi aberto por Thelma Polon, diretora pedagógica, e por Bruno Gottlieb, diretor administrativo financeiro, que deram as boas-vindas e falaram brevemente sobre a nova identidade visual da escola, lançada no dia 17/08 por e-mail e que já está começando a ganhar vida na nossa comunicação.

O evento foi aberto com a conferência “Diálogo Família e Escola: premissas para a construção de uma relação de confiança”, com a Dra Tânia Almeida da Silva, médica com especialização em Terapia de Família, Neuropsiquiatria e Psicanálise Infanto-juvenil. Diretora-Presidente do Instituto Mediare (RJ), e coordenação da mesa por Thelma Polon, diretora pedagógica do Eliezer Max.

Na sequência, a equipe de psicólogas da escola apresentou a palestra “Desenvolvimento de Competências e Habilidades Socioemocionais para a Vida: apresentação do projeto curricular produzido pela equipe Eliezer Max”. Marcia Stein, coordenadora pedagógica do Infantil Ipanema, coordenou a mesa composta por Samantha Susyn, coordenadora assistente da Educação Infantil, Flavia Nahon, psicóloga da Educação Infantil, Danielle Goldsztajn, psicopedagoga do Fundamental I, Stella Tardin, professora do projeto Habilidades de Vida do Fundamental I, Julia Baumann, psicóloga do Fundamental II e Julia Braga, psicóloga do Ensino Médio.

A equipe apresentou um vídeo sobre o trabalho desenvolvido na escola, que vale a pena rever:

Vídeo “Desenvolvimento Socioemocional no Eliezer Max”

Após um pequeno intervalo, com uma apresentação surpresa da banda “Os Max Nordais”, formada no Laboratório Criativo “Formação de Bandas”, os participantes puderam escolher uma das três opções de palestras oferecidas paralelamente, com os assuntos “relação criança e tecnologia”, “diálogo com filhos rebeldes” e “esporte como metáfora de vida”.

No salão da escola, os participantes que escolheram o tema tecnologia assistiram a apresentação “Relação criança e tecnologia: responsabilidade compartilhada entre escola e família”, com Adriano Amaral do Aguiar, médico psiquiatra, Mestre em Psicologia pela UFF e doutorando em Saúde Coletiva na UERJ; Rodrigo Lyra Carvalho, Doutor em Psicanálise pela UERJ e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC RJ e Mariana Ochs, coordenadora de Tecnologia do Eliezer Max e certificada Google Innovator.

Ao final, os participantes receberam uma cartilha da SaferNet Brasil sobre diálogo virtual e uma publicação sobre Segurança Digital no Eliezer Max, que você pode acessar no link abaixo:

Segurança Digital no Eliezer Max

Já na sala de aula do 5º ano, a roda de conversas “Dialogando com o filho rebelde: uma conversa sobre divergências com os filhos informada por textos judaicos e psicanálise” foi facilitada por Julia Braga, psicóloga do Ensino Médio, com mestrado e doutorado em Psicanálise Clínica; Paulo Koatz Miragaya, professor de Tanach do Eliezer Max e psicólogo com pesquisas na área de Psicanálise; e Rogério Cukierman, coordenador geral de Cultura Judaica do Eliezer Max, formado em Administração, com mestrados em Economia, Estudos Judaicos e Educação Judaica, além de ordenação rabínica.

No Cinemax, a palestra “Esporte como Metáfora da Vida: como pais e educadores podem ajudar a criança a lidar com as vitórias e derrotas em seu processo de desenvolvimento?” reuniu familiares para ouvirem Caroline Muniz, psicóloga das categorias de base do Clube Atlético da Barra, pós-graduada em Neurociência dos Esportes e da Atividade Física pela UFRJ e mestranda em Psicologia na UERJ, e Flavia Nahon, psicóloga da Educação Infantil do Eliezer Max.

Enquanto isso, as crianças foram divididas por faixa etária e participaram de atividades diversas, orientadas pela equipe da escola. Para os menores, brincadeiras no parquinho, música no hall do Infantil, contação de histórias na biblioteca e atividades psicomotoras no campinho. Para os maiores:  oficina de programação básica usando Ozobot, no Makerspace, oficina de cartissim, atividades esportivas e recreativas, salão de jogos e equipe de reportagem mirim.

E a Comissão da Marcha Pela Vida também estava lá, vendendo os cartões de Rosh Hashaná e outros itens, com renda revertida para a viagem de 2019.

Agradecemos a presença de todos e já estamos pensando na próxima edição. Se você tem comentários, críticas ou sugestões, escreva para comunicacao@eliezermax.com.br. A participação de todos é fundamental para fazer nossa escola (e nossa Escola de Pais) cada vez melhores.

Em breve, um álbum de fotos completo e um vídeo com melhores momentos. Aguarde!