Série “Módulos de Cultura Judaica” – Diálogos Judaicos

12 de junho de 2019

Uma das novidades da nossa grade curricular em 2019 foram os Módulos de Cultura Judaica no Fundamental II e no Ensino Médio. Com a proximidade do final do semestre letivo, vamos apresentar cada um dos módulos e seus temas e objetivos.

Segundo Paulo Miragaya, coordenador de Cultura Judaica do Fundamental II e Ensino Médio, a ideia é que os alunos possam escolher, dentre os assuntos oferecidos, o que desperte maior interesse neles. “Como são assuntos que não estão na grade curricular, podemos “pensar fora da caixa”. Os módulos acontecem ao mesmo tempo, com pegadas e temáticas bem variadas, e eles escolhem o que preferem”, conta Paulo.

“Quando oferecemos temas diversos e damos a oportunidade do aluno escolher entre um leque de possibilidades para se aprofundarem na identidade judaica, vamos ao encontro do propósito do Eliezer Max de ser uma escola plural e que ofereça um judaísmo vivo e que dialogue com a realidade de vida dos alunos no Brasil e no Rio de Janeiro”, completa Paulo.

Neste primeiro semestre foram ofertados três módulos para Fundamental II  – “Cultura Judaica na Cozinha”, “Sociedades Israelenses” e “Diálogos Judaicos” – e três para o Ensino Médio – “Tikun Olam” (conserto do mundo), “Israel e Dilemas” e “Judaísmo à Luz das Artes”.

Hoje vamos saber mais sobre o módulo “Diálogos Judaicos”.

IMG_9609

A ideia é trazer a tradição judaica de fazer debates para a sala de aula, com dois objetivos. O primeiro é o objetivo do debate em si: saber escutar a opinião do outro, formular argumentos, se embasar, fazer o exercício de defender uma ideia que não é sua. O segundo objetivo é discutir temas interessantes e que são caros ao judaísmo, como por exemplo, “o que é Deus no judaísmo?”, “judaísmo e meio ambiente”, “judaísmo e política”, “relações na juventude e o judaísmo”. A metodologia usada é conversar sobre o tema nas aulas, trazer fontes que falem sobre o tema, promover o debate em dupla e, ao final, trazer o debate para uma arena.

Thiago Herzog, professor de História e Cultura Judaica, conduz as aulas. “O módulo Diálogos Judaicos se constrói a partir de uma repetição de estruturas, procurando aprofundar temas e ensinar as crianças a debaterem. Acreditamos que vivemos hoje no período da liberdade de opinião, mas que as pessoas não aprenderam a formular a opinião. Então, esse módulo se propõe a ajudar na construção de opiniões, sem dar respostas, sem ter as respostas prontas. E a entender que debate é diálogo”, resume Thiago.