Encerramento do Bnei Maavar 2015

26 de novembro de 2015

O Bnei Maavar chegou ao final de sua terceira edição, nesta quinta feira 19 de novembro com uma linda comemoração que contou com a presença de toda comunidade Eliezer Max do sétimo ano do Ensino Fundamental II. Com o objetivo de integrar o currículo de formação judaica da escola Eliezer Max, o Bnei Maavar é construído a partir de um foco no encontro com diferentes religiões, comunidades, escolas e grupos socioculturais. Esses encontros marcam a passagem para o vínculo comunitário, para a responsabilidade social, para a maturidade pessoal, para o entendimento de que devemos amar ao próximo como a nós mesmos.

Profundamente conectados com as fontes judaicas, os encontros do Bnei Maavar ocorrem sempre às quintas-feiras de tarde. Uma vez por mês fizemos os encontros indo em instituições, recebendo visitas e conhecendo outras pessoas. Em outros momentos os alunos traduzem os temas centrais de cada encontro para sua linguagem, através de uma mediação dos professores de música da escola. Esses momentos que ao longo desse ano letivo tiveram como base o estudo da voz com a Taiana Machado e do ritmo com o Felipe Reznik. Toda essa produção converge para o judaísmo nas aulas ministradas por Rodrigo Baumworcel. De uma maneira geral trabalhamos com conceitos conectados com alteridade, análise de discursos, multiculturalismo, pluralismo religioso, construção antropológica de um olhar judaico para o mundo, entre outros.

O dia de hoje foi muito especial, pois os alunos se envolveram na produção de estudos para os seus pais e todos vivenciaram uma manhã de Bnei Maavar. Tivemos a participação da diretora Thelma Polon, do Coordenador Geral de Cultura Judaica, Michel Gherman, e o apoio de muitos professores para realizar um evento significativo. Uma parceria com a WIZO inspirou um estudo do papel da mulher no tanach e presenteou todas famílias com um lindo conjunto de Kabalat Shabat. Por fim, todos alunos foram abençoados por seus pais e ganharam, de lembrança do projeto, um pendrive com toda produção realizada ao longo do ano. Presenciar a maneira como os alunos se envolveram no projeto e construíram um significado para todos os temas trabalhados fez dessa manhã um momento encantador e emocionante.

Ver no Facebook