Shabat Torre de Babel – 2° ano

3 de novembro de 2022

Anualmente, convidamos familiares de cada série escolar para comemorar com a turma de seu(sua) filho(a) um chag (festividade) específico que dialogue com o eixo pedagógico proposto para o ano letivo. Com os familiares do 2° ano, costumamos celebrar Chanucá, mas como esse ano este chag acontecerá durante as férias, eles foram convidados para um shabat festivo no dia 28 de outubro, véspera da leitura da Parashá Noach, que inclui a história da “Torre de Babel”. Torre de Babel é a história de homens ambiciosos que queriam construir uma torre muito alta e alcançar fisicamente Deus, que moraria no céu. Pela sua ambição, receberam um castigo: cada pessoa na torre falaria um idioma diferente e, supostamente, não se entenderiam.

Contexto
O eixo pedagógico do 2o ano é Comunidades e Pertencimento e, nas aulas de Literatura Judaica, as turmas fizeram uma pesquisa sobre a origem familiar de cada um, mostrando que cada um veio de um lugar diferente, com costumes e tradições próprias. Também nesta série, as crianças estudam o livro “Escolas como a nossa”: enquanto nas aulas de Núcleo Comum elas conhecem escolas ao redor do mundo, nas aulas de Literatura Judaica elas são apresentadas às comunidades judaicas em algumas destas partes do mundo. Também estudam o livro “Nascemos livres”, que os apresentou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversos pacifistas.

Aproveitando que nesta semana se leu a Parashá em que está a história de Babel, foi proposta aos alunos uma reflexão sobre comunicação, sobre a convivência e a troca entre diferentes costumes e tradições, sobre o respeito às diferenças, sobre alteridade, entre outros. Também foi abordada a linguagem, tão central na história de Babel, e suas diferentes formas: fala, expressões, gestos, atitudes, música, artes etc. Assim, abordou-se também a questão dos idiomas. No Eliezer Max, os alunos aprendem o português, o inglês e o hebraico, além de participarem de oficinas de yiddish.

O Shabat
O Shabat especial com as famílias foi pensado a partir de todo este conteúdo trabalhado em sala de aula, com apresentações musicais nos 4 idiomas acima e mais o ladino (representando nossa cultura atual e nossa cultura ancestral), exposição de trabalhos, leitura de artigos da Declaração dos Direitos Humanos, homenagens, vídeo… Tudo foi pensado de maneira integrada, significativa e com propósito claro para as crianças. Uma festa para ficar na memória!

Depoimento

MICHELLE LERNER MELAMED ZYLBERSZTAJN
31 de Outubro de 2022, às 09:13 

“A toda comunidade escolar.
Ver um filho se apresentar em uma festa na escola é sempre emocionante.
Mas o evento de shabat de sexta-feira foi muito mais do que nossa família poderia esperar.

  • Os valores que foram trabalhados com nossos filhos;
  • O engajamento das crianças, que estavam felizes e realmente compreendendo o significado da festa e a profundidade do que foi aprendido;
  • A dimensão da cultura e das tradições transmitidas para eles, em relação às línguas, conhecimentos e princípios;
  • O quantos esses pequenos estão sendo preparados para o mundo e para serem pessoas melhores.
    Em cada detalhe da festa, vimos uma equipe escolar alinhada, carinhosa e profissional. De forma muito generosa, passaram para as crianças o protagonismo e o brilho do evento.
    Não poderia deixar de agradecer a oportunidade que tivemos de participar da cerimônia.
    Apesar de termos ficado tímidos, foi significativo demais para nós!
    Vamos levar a lembrança dessa festa e do que sentimos para toda a vida!
    Muito obrigada!”
    Flávio e Michelle