Alimentação Saudável e Matemática

23 de julho de 2018

Para incentivar os alunos do 3º ano do Fundamental I a experimentarem novos alimentos e conscientizá-los sobre a importância de uma alimentação mais saudável, a professora Rosana Martino e a nutricionista Rosana Tournour se uniram numa atividade que uniu tabelas, gráficos, estatística, probabilidade, verduras, legumes e frutas.

Elas elaboraram uma tabela, em que os alunos deveriam anotar, durante duas semanas, a quantidade e variedade de legumes, verduras e frutas consumidas em cada almoço. Ao final de cada semana, eles transformaram os dados em um gráfico de barras, compararam os resultados e perceberam uma melhora na qualidade da alimentação da turma de uma semana para a outra.

IMG_7861

O objetivo foi incentivar a escolha de alimentos mais saudáveis na hora do almoço usando conceitos matemáticos de probabilidade e estatística. Eles puderam aplicar o conhecimento e analisar os dados obtidos durante a atividade. Ao final, cada um elaborou um texto sobre a experiência.

A turma ainda teve um bate-papo com a nutricionista Rosana sobre o que é uma alimentação saudável e sua importância e sobre o hábito de provar alimentos novos. Da conversa saíram alguns combinados, como colocar cinco cores diariamente no prato do almoço e trazer mais alimentos saudáveis para o lanche da manhã e da tarde.

O trabalho vai continuar no segundo semestre e a expectativa é estimular ainda mais o consumo de novos alimentos por essa turminha.

 

IMG_7847

IMG_7838

IMG_7860