13/10/2015
Na época de Rosh Hashaná os alunos da Educação Infantil trabalharam, no núcleo comum, o tema ‘abelha’, já que o mel simboliza os votos de um ano novo doce.
Para enriquecer o projeto, convidamos um apicultor, pai do aluno Noah da Pré-Escola I, que ampliou nossos conhecimentos adquiridos ao longo do projeto através das pesquisas desenvolvidas com as professoras Mirinha e Leia, na escola, e dos materiais enviados pelas famílias.
08/10/2015
A FALEM – Festa de Artes e Literatura Eliezer Max – é um convite para que os alunos entrem no universo da Arte. Nos últimos dias 1 e 2 de outubro, a escola ficou mais colorida e alegre do que de costume, enquanto alunos e suas famílias vivenciavam, criavam e reinventavam narrativas de todos os tipos, em um recorte do percurso de descobertas vivido ao longo de todo o primeiro semestre.
No 1º ano, o projeto Crianças Como Nós envolveu a todos em reflexões sobre diferenças e semelhanças entre as crianças de diversas partes do mundo. A identidade de cada um dos alunos foi o ponto de partida para que ampliássemos o seu olhar, “visitando” crianças do nosso próprio país e de outros países, os costumes e modo de vida de cada lugar, comparando-os às suas próprias referências. Nossos alunos puderam ser índios, africanos e japoneses; ajapás e ikukus; puderam descansar à sombra dos baobás…Através da música, das pinturas, confecção de jogos e brinquedos fomos costurando essa história e valorizando a diversidade como o nosso bem mais preciso.
No 2º ano, combinando a leitura de Escolas como a sua, de Penny Smith e Zahavit Shalev, que traz a riqueza cultural de diferentes lugares do mundo, e a leitura de fábulas, que encantou a todos, os alunos descobriram o continente africano, dando início ao projeto Áfricas. Viram que a África não é uma, mas muitas! Conheceram diversos países, suas diferenças e semelhanças, seus modos de ver o mundo, seus costumes, suas línguas, suas escolas. Artes e Música estiveram integradas ao Projeto convidando à viagem pelas cores, padrões, sons e batidas do continente, explicitando a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira. Assim, pela palavra, pela música, pelas danças vigorosas e todo o colorido da arte popular africana, os alunos conheceram esse universo tão rico e que é parte essencial da nossa história.
Os Contos Clássicos foram o carro-chefe do trabalho com a Língua Portuguesa no 3º ano. E o que é ser clássico? É atravessar o tempo, encantando e inquietando gerações ao nos convidar a olhar a nossa própria condição humana, nosso modo de ser, de lidar com o outro, nossos sentimentos ao enfrentar o grande desafio, que é a vida. Através dos contos, os alunos entraram nessa grande viagem lendo e relendo histórias como Cinderela, O Patinho Feio, Os sapatinhos dançarinos, O Barba Azul, A Bela Adormecida, entre outros, conhecendo as versões mais próximas ao original de seus compiladores e autores. Esse é um projeto integrado ao núcleo de Artes que, nas aulas de Teatro e Artes Plásticas, pode explorar o enredo de muitas dessas narrativas. Celebrando os 150 anos de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, os alunos mergulharam nos espelho e apresentaram às famílias uma experiência no universo inusitado, desconcertante e maravilhoso de Alice.
08/10/2015
A poesia está no ar! O 4º ano trouxe para a FALEM um sarau para apresentar o projeto Poemas, que teve início com a leitura de História do Rio de Janeiro através da arte, de Luciana Sandroni, e da antologia Poesia Fora da Estante. Experimentando leituras de poemas de diferentes épocas e com diversas propostas, os alunos entraram no universo poético, observando a sua estrutura e conhecendo autores como Cecília Meireles, Manoel de Barros e Fernando Pessoa, entre outros. Através deste último, mergulharam na cultura portuguesa e na história do Rio de Janeiro, trabalhando com a arte da azulejaria portuguesa, com as trovas, declamando poemas e criando suas próprias poesias. Aproveitem o sarau!
O 5º ano recebeu suas famílias na FALEM com o projeto Crônicas de Romeu e Julieta, um mergulho no universo das crônicas e dos vários tipos de texto presentes em um jornal. A partir de leituras de autores como Luís Fernando Veríssimo, Fernando Sabino, Millôr Fernandes, Zuenir Ventura e Adriana Calcanhoto, os alunos identificaram o humor e a crítica social que permeiam as histórias. Também experimentaram a escrita de crônicas de sua autoria, ampliando esse estudo para as charges e o texto jornalístico. O trabalho com Romeu e Julieta de Shakespeare, nas aulas de teatro, deu origem a um desafio: e se o texto virasse uma crônica de jornal? De que forma trazer para um texto contemporâneo uma narrativa clássica? Como escrevê-la? Assim, nasceu o Jornal de Verona – Montechios e Capuletos. cujo fechamento foi feito ao vivo, com as famílias, em mais uma FALEM cheia de cultura e alegria.
06/10/2015
No último Kabalat Shabat, recebemos as famílias das turmas de Maternal I e II para vivermos juntos a alegria de Sucot, em Laranjeiras e em Ipanema. Lembrando que esta é também a Festa da Colheita, juntos produzimos biscoitos, usando frutas secas para enfeitá-los e deixá-los ainda mais gostosos.
Depois de cantar e dançar as músicas deste chag e de shabat, confraternizamos com um lanche na sucá, valorizando assim nossas mais lindas e significativas tradições.
06/10/2015
Com a ajuda das professoras Claudia e Glorinha, a turma de 2º ano do Ensino Fundamental I usou a técnica de stop motion para produzir filmetes sobre fábulas africanas, apresentados na FALEM. Com muita paciência e muitas fotos, usando suas próprias vozes na narração, os alunos filmaram três histórias, aprendendo sobre animação e técnicas de fotografia no processo.
06/10/2015
Nossa linda sucá montada no pátio vem sendo utilizada de várias formas, não só para celebrações, mas para momentos de reflexão e confraternização. No recreio de ontem, alunos do Ensino Médio se reuniram na sucá para um bate-papo com o coordenador de Cultura Judaica, Michel Gherman, e para relaxar com jogos. Os alunos do 8º e do 5º ano também aproveitaram a deixa para um momento de produção artística em conjunto, fazendo lindos enfeites para a sucá.
01/10/2015
Em setembro, vários alunos do 6º ao 9º ano do Eliezer Max viveram um final de semana dedicado à matemática, participando de duas importantes competições. No dia 18, 8 alunos (4 do 6º e 7º anos e 4 do 8º e 9º anos) realizaram a segunda das três fases da 37º Olimpíada Brasileira de Matemática, a OBM. Já no dia 19, 12 alunos fizeram a prova da Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro, a OMERJ, no campus da PUC. Os exames têm como objetivo estimular o desenvolvimento acadêmico dos participantes e o gosto pelas Ciências Exatas, apresentando uma visão abrangente e desafiadora da matemática.
Ao longo do ano, os alunos têm um preparo específico para essas competições, sob a orientação do professor Matheus, visando o despertar de um raciocínio crítico e criativo. Através da leitura de artigos sobre diferentes estratégias de resolução de problemas e exercícios baseados em provas anteriores, os alunos aprofundam seus conhecimentos em Álgebra, Geometria, Teoria dos Números e Combinatória. É uma estratégia que tem dado certo, e estamos na torcida para que, em 2015, a Equipe de Matemática do Eliezer Max repita o ótimo resultado dos anos anteriores.
01/10/2015
No dia 30 de setembro, os alunos do 8º ano tiveram com a professora de português Evelin e com a psicóloga do setor Michelle uma dinâmica introdutória à leitura do livro “Do jeito que a gente é”, da autora Márcia Leite. A proposta é que, além de trabalhar elementos da língua portuguesa e de estimular a leitura, a experiência com o livro seja significativa para os alunos, enriquecendo sua formação. O livro narra diversas experiências da fase da adolescência de dois personagens. Como disparador para a leitura, os alunos puderam começar a pensar nas suas próprias vivências como jovens e compartilhar com os colegas desejos, sonhos e aspirações para o futuro. Esperamos que, após a atividade desse dia, a leitura seja mais produtiva. Já temos data para voltar a trocar idéias com os alunos sobre os personagens do livro e sobre eles mesmos, “do jeito que cada um é”.
29/09/2015
A delegação da Macabi Rio viajou neste último final de semana, 24 a 27/09, para Buenos Aires, para participar dos 31ºs Juegos Macabeos Nacionales Infantiles 2015, no clube OHA Macabi em San Miguel. Sessenta e dois atletas do Rio disputaram o torneio, nas modalidades voleibol, futsal, futebol soçaite, futebol de campo e tênis. Nossos resultados foram muito bons, assim como a integração com as demais equipes da Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Brasil.
Eis o grupo de alunos do Eliezer Max que participou:
Sofia Zohar – Voleibol 4×4 Sub 12 Rio B – 3º lugar / Voleibol 6×6 – 4º lugar
Felipe Ptak – Futsal Sub 11 – 4º lugar
Gabriel Arcalji – Futebol Soçaite Sub 11 – 5º lugar
Lucas Nachbar – Futebol Soçaite Sub 11 – 5º lugar
Guilherme Herchenhorn – Futsal Sub 11 – 4º lugar
Bryan Foks Bianchi – Futsal Sub 11 – 4º lugar
Felipe Wrobel – Futsal Sub 13 – 2º lugar
Gustavo Cherman – Futebol de Campo Sub 13 – 2º lugar
Rafael Obraska – Futebol de Campo Sub 13 – 2º lugar
Parabéns a todos os atletas!
28/09/2015
A Gincana Ecológica do Ensino Fundamental II mobilizou alunos do 6º e 7º anos, divididos em quatro equipes: Sequoia, Javali, Lobo Guará e Bicho Preguiça. Cada um desses elementos foi sorteado entre os grupos nas aulas de Ciências, cerca de um mês antes do evento.
Cada grupo deveria, inicialmente, apresentar um grito de guerra, fantasias, um aluno especialmente caracterizado como o animal ou planta e um painel do bioma em questão.
Ao longo da gincana, as equipes realizaram várias provas – de atividades esportivas a um “quiz” com questões relacionadas ao meio ambiente, passando pela construção de um objeto útil feito com material reciclado, entre outras tarefas.
A equipe vencedora de 2015 foi a turma 702 – Sequoia.
É importante destacar que, para muito além dos conteúdos específicos das ciências, os alunos puderam aprender sobre trabalho colaborativo, como comunicar suas ideias ao público, planejamento e tomada de decisões etc. Trata-se, portanto, de uma oportunidade imperdível de protagonismo e construção de conhecimento significativo para os alunos.