Trabalho Solidário

Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II 9º ano e Ensino Médio

Uma atividade de ação social em que os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio aprendem a doar um pouco de si em prol de uma causa.

O Trabalho Solidário Eliezer Max é um projeto de ação social em que os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio realizam atividades variadas em troca de remuneração, durante o Dia do Trabalho e em um período específico, destinando a renda a uma causa social. Cada aluno escolhe a atividade de acordo com suas aptidões e interesses, tipicamente envolvendo tarefas domésticas, venda de guloseimas ou artesanato. Inspirado numa atividade que é realizada em escolas dinamarquesas desde a década de 60, o projeto ensina que, mais do que doar, as pessoas podem se doar em prol de um objetivo comum.

O destino do dinheiro arrecadado é escolhido em conjunto pelos alunos a cada ano, podendo ser uma instituição social ou uma causa específica. Numa ocasião, os fundos recolhidos foram destinados à reconstrução da casa de uma funcionária da escola, que tinha sido destruída numa enchente. Em outra, o dinheiro obtido foi enviado a alunos da escola angolana Cidadela de Jovens de Sacassanje, para ser usado no combate à malária.

Para ampliar a arrecadação de fundos, o projeto contempla também a realização de festas beneficentes. Alunos, professores, funcionários e famílias trabalham na produção e organização dos eventos. Em 2015, foi realizado na escola um show do cantor Leoni, com a participação de alunos, que teve resultado muito positivo na captação de recursos, ultrapassando a meta de arrecadação inicial.