Estudos de campo

Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II

A partir do 5º ano do Fundamental, os alunos da escola participam de viagens para enriquecer o estudo de temas abordados em sala de aula.

A partir do 5o ano do Fundamental, os alunos da escola participam de viagens a diferentes regiões do Rio de Janeiro e do Brasil, para enriquecer o estudo de temas abordados em sala de aula, e ampliar seu universo cultural.

Nos estudos de campo, professores de diferentes áreas trabalham temas de biologia, história, geografia, arqueologia, sociologia e cultura judaica, tendo como base o conteúdo de cada série. As viagens promovem uma experiência de aprendizado interdisciplinar e contribuem para uma maior integração entre os alunos e a equipe pedagógica.

No 5º ano, o destino é o Vale do Café, onde os alunos vão para aprofundar os conhecimentos de História sobre o período do Brasil império, da cultura cafeeira, e da escravidão, e observar o relevo, estudado em Geografia. No 6º ano, os alunos vão à Região dos Lagos visitar mangues, salinas e sambaquis, para falar de temas estudados em história, geografia e ciências da natureza. Já no 7º ano, a viagem é para Paraty. As atividades envolvem história, artes e ciências da natureza, com análises de cartas náuticas, caminhadas pela Estrada Real e coleta de animais marinhos. No 8º ano, o destino são as cidades históricas de Minas Gerais. Em passeios por Congonhas, Ouro Preto e Mariana, eles fazem estudos que integram história, artes, íngua portuguesa e cultura judaica. E, no 9º ano, as turmas vão a Brasília para conhecer de perto o funcionamento da capital, abordando temas que vão da arquitetura a política, cidadania e inclusão social, e integrando o estudo de Tanach.

A rica produção acadêmica resultante dessas viagens, como textos, relatos multimídia e encenações, é apresentada às famílias nas mostras escolares ao longo do ano.