O grande baile de Purim Afuch

28 de março de 2016

O Eliezer Max é vice e é versa, é preto e é branco, é zig e também é zag: no Baile de Purim nosso tema foi o Olam Afuch, ou o Mundo ao Contrário, com um chamado para que todos se fantasiassem daquilo que NÃO são. Conhecer o nosso contrário, dialogar com o lado oposto e conviver com a diferença é, afinal, a grande arma para combater a cultura da intolerância e do ódio, abrindo caminho para a alegria e a generosidade características deste chag.

O espírito de Purim tomou a escola durante os dias que antecederam a festa. Alunos do Infantil e do Fundamental I fizeram leituras e dramatizações sobre a história de Ester, o vilão Aman e o Rei Achashverosh, trocaram guloseimas (Mishloach Manot), fizeram Oznei Aman e recolheram doações para os mais necessitados.

Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que participam de um grande projeto de ação solidária no 2° semestre, renovaram seus conhecimentos sobre o chag, e aproveitaram as aulas e os módulos de cultura judaica e artes para aprofundar-se no conteúdo proposto para a festa, a alteridade e o diálogo.

Os resultados desse projeto foram apresentados no baile conduzido pelos professores Felipe Reznik e Taiana Machado, com a participação da bateria do Eliezer Max. O pátio foi enfeitado com discos de vinil que mostravam conceitos opostos, um em cada lado. Músicas tradicionais de Purim dialogaram com o samba e hits atuais. Alunos do módulo de artes fizeram intervenções teatrais, e a história de Esther, heroína da festa, foi o gancho para uma participação especial do coletivo feminista da escola, que apresentou um rap original. Lembrando as festas de rua em Israel, alunos de várias turmas desfilaram suas fantasias na passarela, e tudo culminou com a emocionante estréia dos alunos do 5° ano na nossa tradicional bateria.

Ver no Facebook