Energia solar no projeto Escola Sustentável

2 de agosto de 2016

Aproveitando o Exploratorium, a Diretoria de Pais e a Direção da escola receberam a comunidade escolar para uma palestra inaugural do projeto Escola Sustentável, uma das iniciativas do Comitê de Inovação do Eliezer Max.

A primeira ação do projeto de sustentabilidade da escola, em parceria com a empresa SolarGrid, é a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados em Laranjeiras para geração de eletricidade a partir de energia solar. Esta será a maior instalação escolar de energia solar do Rio de Janeiro, com 92 módulos, e terá capacidade de gerar quase 3 mil kwh/mês.

O sistema faz uma “troca” com a rede pública de forma dinâmica. Nos momentos em que a escola gerar mais energia do que utilizar (nos finais de semana, por exemplo), o excedente será canalizado para a rede da concessionária e distribuído no bairro, gerando um abatimento na conta de luz da escola.

O projeto tem um forte componente educativo. A primeira parte das instalações será feita durante o recesso escolar, mas outra parte foi deliberadamente planejada para o segundo semestre, de modo que a escola possa fazer uso pedagógico desse projeto com os alunos, não só durante a instalação como ao longo dos próximos anos. Iniciativas como essa têm o importante papel de elevar o nível de conhecimento das novas gerações sobre as alternativas energéticas que podem substituir o atual modelo, facilitando uma mudança de cultura e a introdução de uma era em que nos relacionaremos de forma mais sustentável com o planeta.

Ver no Facebook