7º ano na ETE Alegria

28 de abril de 2016

O 7° ano visitou recentemente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara (PDBG). É uma unidade de grande porte, sendo a maior das estações de esgoto operadas pela Cedae e uma das maiores do Brasil.

A visita guiada dos estudantes aos diversos pontos de tratamento de esgoto da estação foi realizado por ônibus escolar. Os alunos visitaram diversas partes da operação, como o tanque de aeração, a ponte sobre o lançamento de efluentes e os aquários para o controle biológico da água. Em seguida assistiram a uma palestra no Centro de Visitação Ambiental. O centro está preparado para receber pesquisadores, estudantes secundaristas e estudantes universitários interessados nas questões do meio-ambiente.

A ETE Alegria está preparada atualmente para receber e tratar até 2500 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas. Esses esgotos são coletados de uma área aproximada de 8600 hectares, de quatro sub-bacias principais: o Conjunto Centro, Mangue e Catumbi; Alegria; Faria-Timbó; e São Cristovão. Sua operação nessas áreas elimina os lançamentos in natura na Baía de Guanabara e nos rios e canais urbanos, removendo mais de 95% da carga poluidora dos materiais tratados. Foi uma visita muito esclarecedora para os alunos, que puderam conhecer de perto os esforços sendo feitos para preservar nosso meio-ambiente.

Ver no Facebook