Lech Lechá: um estudo sobre imigração e raízes

21 de novembro de 2016

O eixo pedagógico do 4° ano, memória e ancestralidade, foi explorado de diversas maneiras ao longo do ano. Na última quinta-feira, os alunos receberam suas famílias para um estudo especial: a parashá Lech Lechá (“vai-te de tua terra”), que encerrou um ciclo de estudos sobre a imigração judaica no Rio de Janeiro e o encontro das culturas judaica e brasileira no século passado. Os alunos abriram o evento cantando lindamente a música “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga. Em seguida, um vídeo relembrou o passeio da turma ao centro do Rio e à Praça XI, onde os judeus se estabeleceram ao chegar a cidade. A região é também conhecida por ser o “berço do samba”, gênero que acaba de completar 100 anos. Essa rica fase da cultura carioca foi explorada nas aulas de música e também nas aulas de artes, com o estudo sobre o artista naîf Heitor dos Prazeres; as releituras feitas pelos alunos enfeitaram o salão. Como todos os estudos de campo na escola, o passeio ao Centro e o tema da imigração abriram frentes de trabalho em diversas disciplinas. Os alunos apresentaram uma canção em inglês, “Take me home”, e para encerrar as apresentações declamaram um trecho do poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa: Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Foi a emocionante deixa para que todos os presentes relembrassem as origens de suas famílias, e todos aqueles que enfrentaram a difícil tarefa de migrar em busca de uma vida melhor, no estudo coletivo da parashá da semana.

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