1º ano conhece os Anjos da Visão

22 de julho de 2016

O 1º ano viveu hoje uma experiência única que os ensinou sobre a importância de colocar-se no lugar do outro. O grupo Anjos da Visão em Ação, formado por deficientes visuais, organizou uma atividade na qual os alunos, vendados, puderam entender como um cego vivencia o mundo ao seu redor.

Os alunos receberam vendas e uma bengala, sem perceber que o guia que os recepcionava, de óculos escuros, era um deficiente visual. Após experimentarem andar com a ajuda da bengala, foram conduzidos a uma “mesa sensorial”, na qual buscavam identificar vários objetos pelo tato e pelo olfato – incluindo frutas plásticas e reais, objetos com várias texturas, temperos e até letras feitas de borracha ou argila, pedido especial da escola já que a turma está em fase de alfabetização.

Ainda vendados, foram conduzidos por outra guia até a mesa do lanche, onde recebiam sucos, chocolate quente, rosquinhas e bolo para identificar e saborear. Só depois do lanche, ao tirar a venda, é que os alunos perceberam que as pessoas que os conduziam com tanta segurança pelo salão não podiam ver.

Na sessão de perguntas que se seguiu, os alunos mostraram curiosidade sobre a vida cotidiana de um deficiente visual. Uma aluna perguntou como eles usam o celular, e o grupo, fascinado, recebeu uma demonstração de um aplicativo que narra os comandos e a identificação das chamadas recebidas pelo aparelho. Outro aluno perguntou como eles conseguem saber as horas, e um dos guias mostrou o relógio, que “fala” as horas ao toque de um botão.

Ao final todos ganharam a venda como lembrança e um livreto com o alfabeto em Braille, descobrindo assim que existem inúmeras formas de “ver”.

Ver no Facebook