Itinerários formativos no Ensino Médio

12 de fevereiro de 2020

Os itinerários formativos são uma das frentes do “Novo Ensino Médio”, que surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da nova Base Nacional Comum Curricular. Eles são uma parte flexível do currículo deste segmento, estão relacionados às áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática,Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e permitirão aos estudantes aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas de seu interesse.

Nos últimos anos, o Eliezer Max vem acompanhando atentamente todas as mudanças no Plano Nacional de Educação e já incluiu os itinerários formativos no currículo do 9º ano e da 1ª série do Ensino Médio em 2020.

Esta semana, os alunos foram apresentados aos itinerários oferecidos, a saber: Mídias Digitais; Empreendedorismo e Educação Financeira; Iniciação Científica e Tikun Olam (“conserto do mundo” / empreendedorismo social). Cada aluno deverá escolher um dos itinerários para seguir ao longo do ano.

 

Saiba mais:

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua proposta considera três grandes frentes, sendo uma delas “o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar”. Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais se interessam. São os itinerários formativos, relacionados às áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
Fonte: MEC – Ministério da Educação.